quinta-feira, 5 de julho de 2012

Peso?! É para fracos

    Olá Bunitosos!
    Agora eu vou fugir um pouco( na verdade eu vou fugir muito, muito mesmo) do nosso tema central, mas eu fiquei tão abismado com a noticia que tinha que postar, e se você pensar que exite a literatura cientifica não estaremos fugindo tanto do assunto certo?
    Bem, Parece que somente eu e meia duzias de vagabundos estávamos dormindo quando anunciaram a descoberta da "PARTÍCULA DE DEUS", Mas parece que de verdade a maioria das pessoas olhou para aquilo e disse " Deus! que legal! mas do que mesmo eles estão falando?" e mudou de canal. Eu vim esclarecer um pouco e tentar por a historia numa linguagem de uma pessoa normal.
    Primeiramente, vamos deixar claro que a partícula ainda não foi provada. Para saber se uma partícula está ou não em um lugar os cientistas devem medir pulsos (ondas) emitidas por essa partícula, era previsto que o bóson de Higgs emitisse 25GeV (gigaelétron-volt), porém os pesquisadores viram uma margem de erro nessas ondas o que admitiria aproximadamente 0,0001% de chance de não ser a "partícula de Deus" e teoria cientificas já foram derrubadas por menos, porém não devemos ser pessimistas, as possibilidades são boas ou o CERN ( local onde foram feitas as pesquisas) nunca as divulgariam,certo?
     O próximo passo é esclarecer, o que é o bóson de Higgs? Basicamente existe uma coisa na física chamada "O Modelo Padrão" que descrevem 12 partículas e 4 forças que formam a base no universo, por agora nos ateremos às forças. Existe a força nuclear fraca, a força nuclear forte (não convêm explicar), a eletromagnética e a mais observada, a gravidade. Para cada força existe um bóson que a "gera",ou melhor, que serve como mediador. no 1º caso são os bóson W e Z, no 2º caso os glúons, no 3º os fótons e por ultimo os bóson de Higgs. Resumidamente, O bóson de Higgs confere matéria as partículas sub-atômicas.
      O bóson de Higgs ao ser adicionado a uma partícula, lhe confere massa, porque? Por que ele interage com algo maior chamado campo de Higgs que cobre todo o universo, para fizermos uma analogia a água seria bem próxima. Um peixe nada rápido por que tem pouca interação com a água o que seria parecido com um elétron, já meu amigo "Vitinho", como qualquer ser humano normal, anda mais devagar na água pois tem grande interação o que representaria um próton ou um grande quark por exemplo.
      Eu sei que o post tá grande mas só falta mais uma duvida. "E que P.... isso muda em minha vida??!" normalmente as pessoas perguntam isso, então lá vai: Por enquanto nada, nada mesmo, nadinha. Mas imagine, e.g., se conseguíssemos anular essa partícula e criar uma gravidade nula? apesar de pessoas como o professor Ernesto Von Rückert não corroborarem com essa hipótese, me parece, como leigo, que física moderna tem o ótimo habito de deixar-nos boquiabertos com suas novidades. Outras milhares de possibilidades poderiam descender daí.
    Eu tentei nesse artigo resumir ao máximo os farelos de conhecimento que eu tenho sobre esse assunto tentando trazer mais perguntas ao invés de responde-las para estimular os leitores. então abaixo seguem alguns links onde eu notei um bom conteúdo:
http://hypescience.com/boson-de-higgs-o-que-e-o-que-faz-e-o-que-fazer-com-ele/
http://www.youtube.com/watch?v=RBchi6xKmTI&feature=related
http://quartzodeplasma.wordpress.com/2012/07/04/boson-de-higgs-1a-parte/
http://quartzodeplasma.wordpress.com/2012/07/05/boson-de-higgs-2a-parte/
Uma boa pesquisa a quem se interessar e por favor comentem alguma coisa (que preste)
Até a proxima


Por: Arthur Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário